.

.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

,

Yara da Silva se desculpa pelo acto racista


Desde a tarde do sábado último, o assunto que domina a ordem do dia em todos círculos sociais é a declaração supostamente racista da Yara da Silva, feita no programa televisivo Sabadar da estação para a qual trabalha.

A missão da Yara naquele programa apresentado pelo Emerson Miranda era estrear-se numa rubrica de dança, onde junto do seu professor brindou os telespectadores com uma marrabenta. Mas antes mesmo de dançar, o apresentador perguntara a Yara como tinha sido o processo de ensaio e a escolha da indumentária. A apresentadora do Manhãs Alegres explicou e no meio do discurso disse: “apesar de eu não ser negra, amarei a capulana como as negras”.

Impressionante é a forma célere como este trecho dominou o pais em menos de 24 horas. Yara está a ser alvo de todo tipo de crítica, vindo até de quem não tem legitimidade para opinar sobre o racismo – é aquela doença de sempre, a figura pública despista-se e, logo, paga o preço da fama.
Nesta Senda, acompanha-se na maior rede social do mundo, facebook, dois óbvios movimentos: que estão a favor e contra a apresentadora. Há quem vai ainda mais longe dizendo que a Soico Televisão devia expulsá-la, pois o pais não precisa de uma racista que mal conhece a sua própria raça.
Hoje (8) finalmente Yara da Silva pronuncia-se pela primeira vez sobre o sucedido, nos primeiros minutos do seu programa. “Fui muito infeliz pela forma com que me pronunciei e quero deixar bem claro que não sou racista, confesso que errei mas eu nunca me identifiquei com este tipo de acto. Peço perdão à todos que sentiram-se ofendidos”, esclareceu com semblante “morto” e com lágrimas a espreitar.

Yara terminou a sua justificação referindo “que aprendemos com nossos próprios erros, podem ter a certeza que aprendi” e agradeceu à todos os que estão a apoiá-la, principalmente a sua família que acompanha de perto a sua dor.

XiGUBO


0 comentários :

Enviar um comentário